quinta-feira, 29 de março de 2012

rodinhas

Atualmente dois fatores principais são os responsáveis pela diferenciação das rodas tendo em vista o seu uso nas diversas modalidades: Dureza e Tamanho
Dureza: Rodas duras escorregam mais facilmente enquanto que as macias agarram mais.
Assim para se andar em superfícies lisas como cimento e madeira, as rodas duras são melhores, pois alcançam mais velocidade nestes tipos de terrenos. São recomendadas para pistas, rampas e street onde o chão é liso. Outra modalidade onde as rodas duras são indispensáveis é o Downhill slide, onde o skater necessita quebrar tração (os slides) para conseguir controlar a velocidade.
As rodas mais macias são para serem utilizadas em superfícies asperas, como o asfalto. São muito empregadas nos funboards e longboards, muito em voga atualmente.
A dureza das roda é medida por em Durometer, que pode ser em duas escalas:
A ou D, sendo 60A ou 35D o mais grau macio e 100A ou 75D mais duro.
Tamanho: A maior variação em relação ao tamanho das rodas acontece no diametro, já que a maioria da largura das rodas regulam nas mesmas proporções.
Rodas grandes de 60 mm para cima são para quem precisa de velocidade, enquadram-se aí as modalidades vertical (rodas grandes e duras) e speed (rodas grandes e macias).
Rodas médias, de 55mm até 60mm são usadas para skater overall, ou seja, que andam em todos os tipos de terreno, e também funcionam bem em Mini Rampas.
As roda menores, abaixo de 55mm, são específicas par street, pois com o centro de gravidade mais próximo ao chão, torna-se mais fácil fazer o movimento de alavanca que é o Ollie, onde o skate cola no pé do skater.
Tenha em mente a modadlidade que pratica mais quando comprar rodas, e em caso de dúvida, não hesites a perguntar ao vendedor. Se tu estiveres numa loja de skate de verdade, ele também será skater e vai poder te orientar em qual a melhor roda para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário